quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A aventura de tirar o visto

Pensei em vários títulos para esta postagem: " a via-sacra", "o parto", mas fica a aventura mesmo, imagine-se coletando as sete esferas do dragão! Ou se você não é tão nerd pense numa tarefa cheia de detalhes e demorada.

Vamos lá!
Então você decidiu levar seu suado - e um pouco desvalorizado - dinheirinho para a terra do Tio Sam, parabéns, já é minha terceira vez lá e eu adoro! Se você teve essa ideia hoje, saiba que só vai conseguir concretizá-la, se não tiver visto e passaporte, para junho ou depois do ano que vem.

Por que?
Estamos numa gana de viajar, e isso é ótimo, conhecendo como outras pessoas vivem talvez a gente se revolte com o nosso governo e exija logo as melhorias que merecemos. Essa história de "valorize o produto nacional" com impostos absurdos sobre o produto importado é o maior tiro no pé, se não produzimos iPods ou equivalentes aqui, aonde vamos comprar? No exterior e para onde vai o dinheiro? Indústria estrangeira! O dinheiro ficou aqui e valorizou o mercado brasileiro? Não. Mas essa é só a minha opinião idiota, eu sou aquela que compra das amigas que foram pra gringa.

Para quem ainda não tem passaporte, entre no site da polícia federal e siga os passos. Quando fui agendar o meu, no shopping Ibirapuera, a espera era de quase 3 meses. Você preenche os dados, paga a GRU e leva com os documentos necessários, chegue antes do horário marcado, pois é muita gente! A foto é tirada na hora, eu acho que até que sai bem, para uma foto de manhã e tirada de supetão. Uma semana depois ele estará lindo para ser retirado.
Toda bonitota no passaporte do Mercosul


Com o novo número em mãos, corra para o site do Visto Americano, pague 31 Reais para poder mexer no site, a espera em São Paulo, atualmente é de 104 dias!!! Quer dizer que você será atendido no último dia de janeiro de 2012! O que é bom, dá para juntar os documentos necessários e pagar as taxinhas!
Preencher o DS-160 online é uma aventura por si só! São muitas perguntas, muitas mesmo, e o site cai se ficar muitos minutos inativos! Você já deve preencher aonde ficará hospedado!
Cuidado com a pegadinha! Você tem que imprimir 3 páginas, 2 são a confirmação e 1 é a blue sheet, que eu carinhosamente apelidei de truth shit, porque eu não a imprimi e sem ela, não entra na embaixada!
Descobri isso após 40 minutos de fila!
Meu horário marcado era 8h, cheguei 7h45 na fila, eles avisam para não chegar muito cedo, para que não fique muito tumultuado! Na porta para entrar, o cara avisou que faltava a tal folha azul, e eu não poderia entrar!
Que droga "pague novamente os 31 reais, mais a taxa do Citibank (130 dólares), entre na fila" ecoava na minha mente,o fato é que existem algumas lan house que são verdadeiros assaltos a mão armada na roda, e imprimem para você na hora, rapidinho, uma shit por 15 reais, "este é o preço, pegar ou largar e pagar novamente a taxa do citibank e entrar na fila", paguei os 15 reais!
Corri para a boca da fila, sabe o American Way of Life? Ele não permite que você fure fila, mas aqui é o jeitinho brasileiro né? Cheio de manha e o "por favor posso?" entrei junto a um cara muito simpático, nisso fiquei menos de 10 pessoas atrás da posição que eu estava!
Ai é a parte que eu chamo de a "incrível fila indiana dos documentos" em pé e andando, vamos tendo nossos documentos importantes checados e grampeados, foto, formulário e comprovante da taxa de visto, finalmente entramos na embaixada, bolsas são revistadas e você não deve levar: aparelhos eletrônicos, nenhum, nem iPod, Câmera, celular, nada! Não esqueça, se não, R$ 5,00 para guardar na Lan do Inferno!
Agora são mais 3 filas, a pré entrevista, finger tips e a entrevista mesmo.
Leve todos os documentos que precisar que comprovem que você:
- tem dinheiro para bancar;
- tem vínculos com o Brasil.
Visto aprovado, mais uma filinha para pagar o SEDEX, é obrigatório e para dentro de Sampa foi R$ 22,00, então nem quero imaginar quanto é para o RS! Leve em espécie portanto!!

Os Correios estavam em greve! Que graça, então ao invés dos 6 dias úteis, foram quase 3 semanas amargas de espera, tentei ligar para os números informados para pegar o código de rastreio e nada...Mas ele chegou, lindo! =)


Agora tem as questões: Travel money? Cartão internacional? Em espécie?
A mala tá decidida, é uma backpack, mais fácil de carregar e pegar metrô, bus e etc.

4 comentários:

andreia inoue disse...

vou voltar para ler o post com mais antecao mais tarde. Estou precisando me informar da situacao atual,pois,tempos atras,era uma luta fenomenal,sem falar da fila(que voce comentou).
um beijao.

Viviani disse...

Jujú! O que foi essa via crucis, por pouco não vira uma desventura ao invés de uma aventura e sabendo o quanto você é ansiosa eu fico imaginando o estado das suas unhas, pois se você não as roía, provavelmente começou a roê-las. Espero que no final de tudo certo.
E agora quando eu precisar de um tutorial pra saber como se tira um passaporte e um visto para os EUA, eu já sei onde procurar.

Kissesss,
Vivi.

JuMinako disse...

volte sim Déia!!!

Não estou roendo as unhas, estou fazendo algo bem pior!!
rssss

eu acho q sou ansiosa normal, mostre alguém que não o é!

bj

Leca disse...

Nossa, que via sacra, de verdade!

Tô na fase do passaporte, até que foi tranquilo, tirando o fato de que provavelmente terei que viajar pra outra cidade pra conseguir tê-lo antes do final do ano... enfim, boa viagem Ju querida, divirta-se muito por lá e volte sã e salva para matarmos a saudade, hein?

Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...