quinta-feira, 6 de setembro de 2012

De Volta à Terrinha (caos brasilis)

Uma vez uma amiga que ficou seis meses no Japão me disse que voltou ainda mais brasileira, eu ri. Toda viagem volto ainda mais ciente das deficiências que temos aqui, falta de consciência política, falta de educação, falta de liberdade. Mas não é bem assim.
Todos os lugares têm estes mesmos problemas, é que ficam mais destacados para nós que moramos no local.
Falta de educação é de cada um e não do povo. Um exemplo prático de que temos tentamos ter educação é no transporte coletivo: aqui se um idoso ou deficiente entra no vagão alguém vai ceder assento, mesmo que demore um pouco e as pessoas se entreolhem preguiçosas, no primeiro mundo não é bem assim, pelo menos nas cidades que fui. Um local me contou que não oferecem pois o idoso/deficiente pode se sentir ofendido, desculpinha estranha.
Falta de liberdade: eu tinha essa ideia boba de que na América do Norte você pode se vestir como quiser e os caras não ficariam fazendo comentários indecentes e perturbando sua paz ( aqui em São Paulo você pode estar com vestido no joelho e ainda vão assobiar para você), mas não é bem assim, os animais estão em qualquer lugar e os comentários são os mesmos, talvez um pouco menos ofensivos.
E sobre as desigualdades sociais, EUA e Canadá tem tantos mendigos na rua quanto no Brasil, tantos assaltos, violência e favelas como aqui, a diferença é que os barracos de lá são bonitinhos. O fato é que exploramos o mercado de pobreza aqui e que vendemos uma imagem de favelados, Cidade de Deus e Central do Brasil.

Só vivendo o dia a dia de um lugar para ver mesmo. E eu vivi como morador dos lugares em que estive, fiz muitos passeios turísticos, mas muitos de habitantes locais.
Eu e o Duffy, o ursinho que viaja o mundo nas malas do Mickey
Resuminho feliz:

65 dias trabalhando com entretenimento no lugar mais legal do mundo!


Rolezinho bacana


Fotinhos bacanas de lugares legais e dicas de comida, compras e passeios... 
Em breve, acabei de chegar e estou fazendo reconhecimento de terreno, esqueci onde coloquei a maioria das minhas coisas!




4 comentários:

Akira disse...

Bom...dizer o que? Falar que não estava contando os dias pra você voltar é mentira...

Mas também queria que você tivesse ido e se divertido...

Espiei cada foto, li cada comentário...Enfim, tudo está de volta no lugar............................será?

Bem vinda de volta!

andreia inoue disse...

bem vinda de volta.
:D
E estou ansiosa pelos post's da sua viagem.
Um beijao.

Bruno Simomura disse...

Muito legal, uma atualização \o/

Acho que o choque de realidade quando vamos morar em outro pais é realmente grande. Percebemos realmente que muitas vezes existe uma transmigração entre oque pensamos e oque realmente é.

O maior choque que tive foi pelo fato de ter crescido nos EUA (entre 5 ~ 11 anos de idade), e na época quando voltamos ao Brasil eu (mesmo criança) já percebi como existem diferenças gritantes, mesmo que a essência da vida seja a mesma.

Falando em viagens, um local que eu tenho muito interesse de conhecer é a França. Vou me programar para ir em 2013 (se o mundo não acabar rs).

Bjs

Viviani disse...

Bem Vinda Jú!
Não me esqueci de você...

BJú, Vivi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...