Antes que vocês falem: Valentine´s é uma data gringa-lá-vem-os-brasileiros-adotando-datas-comerciais-gringas-porque-não-gostam-das-tradições-tupiniquins.Mas dá uma lida na explicação sobre a data, que tirei do FB da minha tia <3
"
O Dia de São Valentim (Valentine's Day), tem origem num acontecimento ocorrido no século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma.
O Império Romano, na época governado por Claudius II, estava envolvido em diversas campanhas militares bastante sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.
O Imperador então considerou que a razão destas dificuldades era o fato dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, e proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.
Percebendo a injustiça dessa determinação, Valentim, bispo de Terni, contrariou o Imperador e continuou a realizar os casamentos dos jovens apaixonados. Quando o Imperador soube da celebração dessas cerimônias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.
Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar relacionado aos apaixonados.
As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as festas pagãs de fertilidade que se realizavam em meados de Fevereiro. Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra, desde o século VII e dos Estados Unidos, desde 1700.
O costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama teve início em 1840, quando Esther Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day.
Nos países da Europa e nos Estados Unidos, é costume presentear não apenas os namorados, mas sim amigos, familiares e qualquer pessoa por quem se tenha carinho. Aproveite a data e demonstre o que você sente!"
E eu fiz um cartão com origami, desde a parte externa ao pop up de dobradura, apelidei de "O Cartão de 3 minutos".
Passo-a-passo do origami:
1 Pegue uma folha própria para dobradura e deixe o lado colorido para cima;
2 Dobre a folha na diagonal (formando um triângulo);
3 Divida-o em três partes iguais, a base do meu triângula tem 21 cm, por isso dobrei em 7 cm e em 14 cm, formando um Z como na foto;
4 Deixe um dos lados dobrados para frente e estique o outro, você tem que dobrá-lo para a frente também;
5 Com as duas pontas para a frente, dobre-as para cima formando dois triângulos pequenos, como fiz na foto 6;
7 Pegue as pontinhas desses novos triângulos e as dobre para baixo, formando mais dois ainda menores;
8 Mais uma vez vamos dobrar pequeninos, agora para cima;
9 E por último só as pontinhas que estão para fora;
10 Agora um momento mágico na arte do origami, dobramos tanto e vamos abrir o papel novamente, a melhor parte é que ficou tudo marcadinho e agora a boca vai surgir de maneira incrível!
11 Pegue a parte marcada e dobre um mini triângulo, repita a operação na outra ponta marcada
12 Aproveite os vincos no papel e vire a ponta para cima, nos dois lados.
13 Vire o papel para o lado colorido e nos vincos paralelos vire as pontas para cima;
14 Dobre em direção ao centro (respeitando as dobras) os dois triângulos da ponta;
15 Já vai dar para entender como ficarão os lábios, eles devem se projetar para fora;
16 Dobre as pontas mais uma vez, agora em retângulo.
Cole as pontas para colocar no cartão, quando fechamos as páginas a boca se abre e conforme abrimos os lábios se fecham como mandando beijo!