sábado, 27 de setembro de 2014

Tudo a seu tempo!

Para nós que somos do Brasil é engraçado pensar em algo de ‘época’, claro que existem algumas frutas e legumes que se fora da época não são tão saborosos, e é difícil achar Colomba Pascal fora da Páscoa e Panetonne sem ser no Natal, é difícil, mas não impossível, o Carrefour às vezes vende versões fora de época.


Mas não posso esquecer que estou no país das regras e tradições, e eles são bem chatinhos com isso. Só me dei conta em junho quando a minha mãe trouxe um delicioso pote de doce de leite cremoso Aviação e eu tive a blasfêmica ideia de comprar uma Berliner sem recheio e colocar o meu doce, transformando-a assim em uma versão gringa do nosso Sonho. A Berliner, ou bola berlinense é basicamente o nosso sonho de padaria com recheio de geleia de morango (os Brasileiros ganham nessa mistura). Perguntei pro meu amigo padeiro se ele poderia me trazer algumas, mas “Berliners só podem ser consumidas do começo do ano ao carnaval”.

Mas o fato é que um mercado daqui dá uma de Carrefour e vende o doce o ano todo, mas com geleia, e eu queria pura. “Eu sei, mas não posso fazer, elas só devem ser produzidas neste tempo específico”.
Pensei que ele estava exagerando, mas um novo fato me fez perceber que é assim mesmo, o supracitado mercado já está vendendo, em pleno setembro (!!!) Lebekuchen (calma, nada mais é que pão de mel em formatos natalinos) e eu comprei porque: 1) adoro chocolate, 2) são super fofinhos, corações, árvores, botinhas de papai Noel e estrelas como guloseimas, 3)combinam muito com café. Preparei um cappuccino, abri toda contente o pacote e ofereci para a menina que mora comigo. “Que absurdo, não se deve comprar Lebekuchen antes de Dezembro, não faz sentido, eu não posso comer!”
 

Não gostei muito, mas tudo bem, eu entendi que é legal ter essas tradições que lembram infância e te ligam a sua terra, a sua Heimat. Eu também tenho algumas que não abro mão e hoje na Heidelberger Herbst, a festa de outono da cidade, eu aproveitei e testei o ‘vinho novo’ com uma torta de cebola, algo que só se faz no começo do outono, e senti este tal sabor especial.



Video com a parte medieval da festa, não tem narração porque eu ia fazer na sala de internet, mas tá rolando uma festa aqui, apagaram a luz e estão ouvindo música alta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...