terça-feira, 12 de julho de 2011

Lolitas para iniciantes e Festival do Japão


Misako Aoki
 O que é?
Da Wikipédia: é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.
Do site Harajuku Lovers: O nome lolita vem de uma interpretação errada de um termo conhecido. Todos conhecemos o famoso livro “Lolita” do escritor Vladimir Nabokov, onde o protagonista era seduzido por uma menina muito bonita e com grande apelo sexual. Só que as lolitas japonesas não são NADA disso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar garotas fofas que se vestiam com roupas de bonecas, isto é, lolita é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas dizem as más línguas que é culpa dos diversos jornalistas e trendhunters.

Dentro do estilo existem muitas subcategorias, como:


Classical Lolita - o estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.











Sweet Lolita - o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores e até animais.










Country Lolita - uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.








ShiroLolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita e por outros um tipo de gothic lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco. (shiroi = branco em japonês)
 KuroLolita - também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, outros a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto. (Kuroi = preto em japonês)







Punk Lolita - a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas. 












Guro Lolita - as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum". (é comum usarem máscaras e tapa-olhos, acho interessante como o visual é aflitivo). Esta foto parece saida do mistério das duas irmãs....rs









Gothic Lolita - a mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock.(Essa é a minha categoria preferida)








Erololi (Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita) - mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia. (aqui foge da definição, pois tem o elemento sexy + menininha da personagem Lolita)


Wa Lolita (ou Waloli) O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che" ( ou ), que significa a"Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia. (eu tenho q scannear uma foto que tirei de duas waloli nos EUA, estavam tão lindas e eu ainda nem imaginava do que se tratava !!)








Qi Lolita A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é de fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita. (exemplo a gola Mao, estampas de dragões)







Hime Lolita Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado. (Hime = Princesa em japonês) Na foto ela usa um modelo da famosa marca Baby, the stars shine bright!















Deco Lolita Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usam-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido e carregado. Existe uma preferência pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.









Os meninos são chamados de Ouji ou o conhecido termo dos fashionistas, Dandy. Seus trajes são inspirados nos estilo Rococó e Vitoriano. O traje do Ouji inclui camisas (sociais ou nem tanto) e blusas, knickerbockers (calças curtas presas logo abaixo dos joelhos) e bermudas longas, meias três-quartos, cartolas e boinas. Semelhante ao Dandy, que imprime estética e refinamento ao modo como se comporta e veste, é um saudosista que lê Oscar Wilde e Lord Byron e é muito chique e polido.
Dandy ouji



A representante das Lolitas oficial é Misako Aoki, ela já veio ao Brasil em 2009 e deu uma palestra muito divertida, veja aqui.


Mais fontes

Agora que você já conhece um pouco deste universo, que tal ver de perto as Lolitas brasileiras?
Esta sexta, sábado e domingo elas se reunirão para um chá no Festival do Japão!
A Responsável pelo encontro será Akemi Matsuda (L)

Sexta (15 de julho)
12:00 Exposição de Vestidos Lolita
13:00 Workshop "Maquiagem Lolita"
15:00 Exposição de Vestidos Lolita
18:00 Pocket show banda NouHaw
18:30 Exposição de Vestidos Lolita
21:00 Encerramento
Sábado (16 de julho)
10:00 Exposição de Vestidos Lolita
11:30 Workshop "Maquiagem Lolita"
13:30 Exposição de Vestidos Lolita
Encontro LOLITA
15:30 Abertura com pocket show da banda NouHaw
15:35 "Workshop Lolita" com Akemi Matsuda e Takao Miyata. Tema: Lolitas, de onde vieram e para onde vão?
16:00 Espaço aberto para o público fazer perguntas e tirar dúvidas.
16:15 "Workshop Lolita" com Akemi Matsuda e Takao Miyata. Tema: Como ser uma Lolita.
16:30 Espaço aberto para o público fazer perguntas e tirar dúvidas.
16:40 Pocket show da banda NouHaw (Homenagem ao Japão).
16:50 Sessão de fotos com adeptos do visual Lolita no cenário tomando chá.
17:10 Sessão de fotos com fãs e admiradores do visual Lolita.
17:30 Exposição de Vestidos Lolita
21:00 Encerramento
Domingo (17 de julho)
10:00 Exposição de Vestidos Lolita
11:30 Workshop "Maquiagem Lolita"
13:30 Exposição de Vestidos Lolita
Encontro LOLITA
15:30 Abertura com pocket show da banda NouHaw
15:35 "Workshop Lolita" com Akemi Matsuda e Takao Miyata. Tema: Lolitas, quem são elas?
16:00 Espaço aberto para o público fazer perguntas e tirar dúvidas.
16:15 "Workshop Lolita" com Akemi Matsuda e Takao Miyata. Tema: O que é ser uma Lolita.
16:30 Espaço aberto para o público fazer perguntas e tirar dúvidas.
16:40 Pocket show da banda NouHaw (Homenagem ao Japão).
16:50 Sessão de fotos com adeptos do visual Lolita no cenário tomando chá.
17:10 Sessão de fotos com fãs e admiradores do visual Lolita.
18:00 Encerramento


Será um evento muito divertido com comidas típicas, concurso de cosplay e shows!

6 comentários:

Diva disse...

Amei o post Juju, ficou resumido e "certeiro" - gostei muito. Aaahhh se eu pudesse ir nesse festival! ownnn saudade de tu!
Bjo

JuMinako disse...

ai Diva, vc ia amar!! vemmmmmm

Lilian disse...

amei a hime lolita.
mas todas são lindas

Viviani disse...

Oi Jú!
Não há como não gostar do estilo das Lolitas, pois há tipos de Lolitas para todas as personalidades, desde as mais fofas e comportadas até as mais darks e safadinhas.
Jú, você já fez "cosplay" de Gothic Lolita, não fez?!

BeiJus pra ti minha Lolita Brasuca predileta.
Vivi.

Anônimo disse...

Beem, preciso urgentemente de uma ajuda, festa de Halloween na escola a fantasia, quero mt ir de guro Lolita, só q não tenho vestido e nem a sandália =( tem como substitui-los ?

JuMinako disse...

oie Querida Anônima!!
Vamos pensar como eu faria!

No cabelo, laçarote de fita de cetim preta (tamanho 7, vc encontra em qquer armarinho por uns 5 reais)
Não tem vestido preto?
Saia rodada preta, se vc tiver tule pode improvisar um enchimento por debaixo dela.
Regata preta, por dentro da saia.
Luvinhas!
Se vc não tiver, tô vendendo umas na minha loja.
http://hachikoshop.blogspot.com.br/2012/09/luvinhas-de-renda-preta.html
colar de camafeu.
vai ficar simples, mas estilosa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...