terça-feira, 24 de maio de 2011

Desapego e para onde a moda vai?


Ontem fui para meu curso de moda, e em meio a tagarelice rotineira, é só me colocar perto de alguém que goste de falar e já era, papo para aula inteira, discutimos sobre o cenário atual da moda, para onde vamos?
Anos 90
 Até o final dos anos 90 conseguíamos distinguir a moda, escapando dos excessos dos 80, buscando assimilar e ao mesmo tempo diferenciar o armário masculino do feminino, isto é, era legal usar a camisa xadrez (grunge) do namorado, aberta com uma regata bem justa, lingeries mais ousadas e trabalhadas que poderiam ser usadas por cima das roupas e algumas pontuais tendências, mas e agora? 
Completamos o ciclo, estamos em 2011 e qual é a moda desta nova década?
A tendência é a retomada da feminilidade, longas saias, vestidos acinturados, roupas “do passado”. Ué a moda não é uma evolução?
Ela acompanha a evolução das pessoas e para onde estamos evoluindo? Estamos é nos voltando para o passado, por mais que as roupas usem tecidos tecnológicos que não amassam, absorvem suor, exalam odores, mudam de cor, etc. Está na moda o vintage, o casaco com a padronagem que Chanel popularizou, ou a sua clássica bolsa de couro de 1955 (febre entre as fashionistas endinheiradas, ou a população que pode comprar a sua versão em camelô).
Tô ai desde 1955 e você ainda me quer!

Estamos voltando para o passado? É só lembrar como virou normal ficar noivo, tempos atrás abominaríamos esta mania, casaríamos sem essas convenções sociais que seriam cafonas e coisas que só os pais ou avós teriam feito. 
Mulher dos anos 80, mulher forte!
 Será que quisemos universalizar tanto que perdemos nossa identidade e referência? E isso se refletiu na nossa maneira de nos expressar. Agora pergunto para meus leitores que amam, estudam ou trabalham com moda: quem a continuará?

Chegamos ao desapego: o consumo exacerbado, a velocidade das coleções, o eterno descontentamento (o típico “se eu não comprar o sapato bicolor que tal loja está vendendo não serei feliz”), contribuíram para o estado em que nos encontramos, fontes renováveis acabando, água poluída, ar em estado péssimo, extinção de animais e todo aquele cenário caótico que cansamos de ouvir. O que fazer? Desapego, uma versão mais prática do reduzir, reutilizar e reciclar.
Se estou no desapego, vou pensar antes de adquirir algo que não sei se vou usar, se mesmo assim eu compro e não uso, posso trocar com alguém, ou vender por um preço simbólico e fazer o dinheiro circular, assim como o item, se não tem como  reutilizar, posso reciclar, quase tudo pode ser reciclado, é só saber para onde enviar.
Já existem importantes empresas baseando-se na sustentabilidade, talvez a moda agora venha tentar reverter o mal que já fizemos. Claro que temos ainda exemplos de empresas que usam animais silvestres e exploram os funcionários, mas se procurarmos incentivar aquelas empresas de bem, logo as primeiras desaparecerão.
 Para mim esta é a moda, cuidar do planeta! Mas ainda me sentindo bem com o que visto.

Links legais
New Dress a Day - menina que vive de brechós e peças baratas
 

Um comentário:

JuMinako disse...

"Eu não sou muito ligada nesses assuntos de moda, meu estilo é básico by
Textil Abril, mas não estou alheia à evolução da moda, e venho percebendo
que a moda reflete a sociedade e a sociedade hoje vem buscando resgatar
valores antigos e juntamente com esses valores vem o resgate daquilo que foi
moda a décadas atrás, eu creio que a moda é ciclica, assim como a vida.
Quando uma criança nasce ela precisa de cuidados, comidinha na boca, troca
de fraldas e quando nos tornamos muito velhos, também precisamos de
cuidados, comidinha na boca, troca de fraldas, a vida é assim e eu acredito
que a moda imita a vida; tudo é ciclico como um circulo onde o velho
encontra o novo e toda inovação e tudo o que é antigo, esta contido dentro
desse circulo, se alternando a cada volta.
Então para onde a moda vai?
Olha?! Acho melhor soltar essa roda (circulo) na ribanceira pra ver onde ela
vai dar, se nem quem estuda moda sabe, eu que não vou palpitar.
Mas que a moda dá voltas... dá!"

BeiJú fashion,
Vivi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...