terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma Semana Sem Facebook

Em um momento de dor-de-cabeça e cinco minutos desativei o Facebook - oh não, ainda mais você, meus amigos falaram - pois é, ainda mais eu. O fiz porque sentia que estava me perdendo nos status de "meus amigos", envolvendo-me em discussões babacas e me tornando cada vez mais improdutiva. Isso aconteceu no domingo à tarde. Antes de dormir senti a necessidade de contar para dois amigos.
"Não faça isso, o problema é você e não a rede social, assim você só está fugindo e não resolvendo o problema"
Pode ser verdade, o fato é que não tenho muito foco e a timeline dos meus amigos é muito mais interessante que as matérias que quero estudar.



Segunda, 22 de outubro

Deletei o aplicativo do Fousquare do meu iPod, até me divertia ganhando as badges, mas também perdia tempo acompanhando a vida dos meus "amigos". No meu tempo no computador, li um pouco das capas dos jornais e resolvi ressuscitar o Twitter para ver os links postados pelos meios que acompanho.
Em pouco mais de 24 horas percebi que substituiria uma rede social por outra, mas não deletei o Twitter, parei de seguir algumas pessoas.
Recebi SMS de uma pessoa falando que não consegui me escrever, uma amiga comentou que queria me marcar em uma foto mas não dava e um email revoltado de um "amiguito" perguntando porquê estava brava com (segundo ele eu deletei meus comentários e o bloqueei). Engraçado, algumas pessoas pensaram ser pessoal.

Terça, 23 de outubro

Novamente tento suprir a carência com Twitter, mas não é o mesmo, meus amigos de verdade não estão lá, só alguns, e como minha página é aberta, tenho que tomar cuidado com o que digo.
Sei que no começo de dezembro será a aniversário de uma amiga e tento perguntar no Gtalk sobre a festa, ela responde apenas isso:
"Já mandei convite pelo feice"
Toco-me do fato de que ninguém mais manda convite por email, Por que mandaria? Pela rede social é mais fácil, todas as informações ficam lá, assim como lista de convidados, é fácil de compartilhar e propagar.
"E se você só deixar quem realmente gosta e fala e seus contatos de trabalho?" Sugere a amiga que tentou me marcar na foto. Sim, estou com quase mil amigos, mas isso não significa que eu seja popular, falo com uns 50 deles, uns 20 % eu nem gosto, outros 10% eu nem imagino quem sejam, é a vida moderna.
Em apenas 40h eu já estava decidida à voltar, mas o fato de no dia anterior ter trocado um bom par de horas ociosas pela leitura de um livro me fez querer ir mais adiante, eu também estava sob forte efeito da abstinência, eu me sentia a Christiane F. falando "só mais uma picadinha, eu paro quando eu quiser". Não queria arriscar.
Fato interessante, nesta noite não entrei na internet, adormeci mais rapidamente que o normal.

Quarta, 24 de outubro

Hoje me senti menos tentada a reativar minha página, como comecei um livro novo, que estou amando, quis saber mais sobre a obra da autora, descobri até e-books gratuitos, mas ler na tela de um computador é muito cansativo, prefiro livros e não é porque gosto do cheiro.
Li algumas citações dela que fiquei com certeza compartilharia na minha timeline, nossa, que mania temos de compartilhar tudo!
Meu irmão entrou no meu experimento e deletou o aplicativo do celular, como entrar no Facebook pelo safari é muito ruim, está mais dificil dele ler status dos outros.

Quinta, 25 de outubro

Parece que meu iPod Touch perdeu um pouco de sua função, era basicamente checar mensagens e dar check in.
Os amigos mesmo começaram a mandar email, recebi um muito engraçadinho:
"Por que você deletou seu FB? Agora vou ter que te 'stalkear' à maneira antiga".
Ainda estou tentando decidir se é bom ou ruim.


Sexta, 26 de outubro

Já não estou mais com tanta vontade de voltar, prefiro ler jornais ou blogs que as revoltas pessoais de meus contatos. Voltei a atualizar o meu blog, mas pela minha própria experiência não sei se as pessoas o lerão, de qualquer maneira escrevo mais para lembrar.
Fato curioso, e legal, além de email meus amigos estão ligando e mandando sms para combinar de sair, pensei que perderia a vida social, mas não foi bem assim.

Sábado, penúltimo dia

Fiquei o dia inteiro fora, entre o curso, aula de português, almoço com amigas e festa de Halloween, ficar online seria a última coisa que eu faria.
Na festa algumas pessoas estavam tirando fotos e me falaram que colocariam no facebook, minha amiga riu: "ela não tem!"
Calma, tenho sim, mas só vou abrir amanhã.

Domingo, volta ou não volta?

Dia de descansar da festa e da semana, editei algumas fotos fantasiada e decidi abrir a minha página, porque não?
Comecei o projeto "tornando o FB meu amigo e não meu inimigo" com atitudes como:
-Sair dos grupos que não curto.
- Deletar 60% da minha lista
Como não deixa de ser um vício, mudei a foto de perfil e da capa. Mas vamos ver se eu aprendi a lição!
Proibido fuçar o perfil das "periguetes"




2 comentários:

Unknown disse...

Genial, Ju!
Depois que roubaram meu celular e fiquei 15 dias com um celular que só fazia ligação e recebia sms percebi o quanto tava viciada nisso tudo também.
Agora com acesso a internet novamente estou levando a sério essa filosofia também, de fazer as redes sociais "trabalharem" por mim e não o inverso.
E deletar o app do Facebook do celular ajuda e muito sim :)

Viviani disse...

Íh,Jú! Tô indo na direção contrária à sua, acabo de comprar uma smart TV e como em casa não tenho internet wifi eu tive que levar minha tv na casa da minha mãe para poder testar a internet pela tv, e claro que eu fiquei assistido tv e vendo as postagens do amigos no face ao mesmo tempo, ano que vem eu instalo speed solo em casa, mas eu acho que sou moderada, tenho uma 32 pessoas no meu face, a maioria são parentes, deixei de aceitar pessoas interessantes como amigas, pessoas do Mexico, Espanha e Peru, mas assim é melhor, com moderação, e a tv não é somente para o face,há muito mais na net do que isso. Vê se não some do blog tá. Bjo V!V!.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...